terça-feira, junho 15, 2004

Ondas de Choque

Hoje, vamos filosofar um pouco.

Vejamos... Pegue um conceito. Qualquer que deseje. Vamos, tente!
Pegou? Então tá. Agora, imagine em quantas situações você reconheceria isto em prática. Se você reconheceu menos do que 3, significa que está na hora de abrir os olhos pro mundo à sua volta. Tente imaginar pelo menos 5 situações.

Seguem alguns conceitos legais de se pensar:

Sistema - Teoria usada pra relacionar as relações de objetos para um dado objetivo.
Inércia - Todo objeto tende a permanecer em seu estado presente, a não ser que haja uma força externa que o faça alterar seu estado.
Entropia - Todo objeto tende a perder energia para o ambiente.
Osmose - Todo objeto mantém o equilíbrio com o ambiente, através de trocas.

Dexa eu ver...

Feedback positivo - Reação a um estímulo, que amplia a intensidade de uma determinada ação. Ex: bolsa de valores.
Feedback negativo - Reação a um estímulo, que freia uma determinada ação. Ex: ar-condicionado.
Auto-Poiesis: Capacidade de alguns objetos de reunir energia suficiente e se reorganizar para alcançar níveis mais elevados de complexidade.

Caos - Grau de imprevisibilidade no comportamento de um dado objeto.
Teoria - Forma de modelar padrões de comportamento de um determinado objeto.
Perda - Grau de ineficiência de um dado comportamento ao realizar um objetivo.
Tolerância - Grau de perda aceitável para que se cumpra algum objetivo.
Erro - Grau de desvio estimado por imperfeições de um processo assumido para aferir grandezas.
Navalha de Ocam (acho que é assim que se escreve) - Assume que a natureza utiliza o caminho de menor aplicação de energia para alcançar um objetivo.
Conjugado - Aplicação de vários efeitos sobre um mesmo produto. O conjugado dos efeitos gera em si mesmo um conceito novo, composto dos anteriores. Esse novo conceito possuirá todas as qualidades e defeitos de cada um dos seus compostos, podendo ter características adicionadas ou anuladas. O interessante é observar um raio de ação mais abrangente, ao conjugar diferentes conceitos de uma determinada família, que perseguem um mesmo objetivo.

Bom, estes são alguns dos que eu uso. Se as definições estiverem erradas, paciência, todo mundo erra. Tem outros, só que não sei ao certo suas definições, então não vou nem mencionar. Outros ainda que não lembro, então fica aqui a nota mental (que não vou lembrar) de melhorar minha memória assim que puder.

É interessante enxergar o mundo a partir de teorias bem definidas. Elas descrevem comportamentos favoráveis e posições a serem tomadas a partir de uma perspectiva qualquer. É claro que você pode encontrar vários conceitos que se encaixam em uma mesma situação. Escolha o ponto de vista que traz a melhor margem de ganho, e toque sua idéia pra frente. Ou ainda, escolha conjuntos de conceitos e aplique sobre uma situação. Dessa forma, você pode ver várias linhas se sobrepondo, e os pontos cegos de uma passam a ser coberto por outras.

É assim que tento prever o futuro. Tá muito enigmático? Tudo bem, deve ser por isso que eu mesmo não me entenda, às (muitas) vezes.

Ai, ai... Ainda tou com um gostinho ruim na boca, um receio... Sei lá.


Safe Creative #0801100372949

Nenhum comentário: