segunda-feira, maio 16, 2005

Acerca da Individualidade

P, eu discordo de você, quando disse que o que importa é termos identidade apenas para nós mesmos. Identidade é ser distinto. Distinção sem coletividade acho que não dá: não há diferença sem comparação. Num universo unitário, para que serve o atributo identidade? Nada.

Só importa ter identidade dentro do espaço social. Sim, eu sei quem sou eu, e não me importo com o que as pessoas dizem de mim. Mas me importa ter a identidade sim.

"Fale o que quiser, ou não fale nada. Mas saiba que eu existo."

A aparência externa de um conjunto qualquer definitivamente depende da identidade. Como se percebe o lençol de areia numa praia? É o somatório dos aspectos distintos dos elementos. Se os grãos não tivessem distinção, ainda que de parcela infinitesimal, como seria a aparência da areia? Isso não seria prova mais clara de que a identidade importa para a sociedade dos grãos?

Não faça pouco caso das praias. =)

Quando disse que é importante ser reconhecido, quero dizer que dentro do sistema eu preciso ser distingüido. Do contrário, na verdade não estou participando ou enriquecendo o grupo com minhas características. Se não participar, se não interferir, quem observar de fora vai perder algo. Mesmo que infinitesimal.

Não, eu não estou dizendo que quero que me vejam mais que outros. Estou dizendo que preciso ser reconhecido localmente, para que as qualidades possam também caracterizar o grupo. É muito reconfortante saber que você marcou algo com informações suas. É bom saber que você se eternizou, de alguma forma. Num instante do espaço-tempo.

Safe Creative #0801220392650



E para finalizar, quero deixar aqui um presente, que mostra um pouco do que penso com relação às pessoas que identifico como meus amigos =)

O Laço Desata
Como o papel fino
Que rasga fácil e decepciona
Como se o tamanho
Fosse insuficiente pra apertar.

O que aperta é o peito
Que denuncia o mundo que passa
Todos queridos, odiados e suspeitos

Efemeridade, agora já é tarde
Só tu não passará

Já fazia tempo que não te via
Tu, um dos que chamo
"Meu melhor amigo"
Como vai, garoto?
Como vai, meu bem?

Tanta gente pra gostar
Tanta vida, tanta coisa pra fazer
Tanta vida, tanta coisa pra curtir

Sempre pra frente
Não olho pro lado, que perco
Que não devo, não posso
Já nem consigo

Mas gosto de te ver aqui comigo
Um na onda do outro
Enquanto a maré
Não nos força a despedida

O laço desata
Mas reata no casual modo de viver
Jeito globalizado, desigual, indiferente
A vida é virada ao avesso
Que é não viver a vida

E pra não te magoar, meu amigo
Não quero penetrar tua alma
Mas saiba que te amo
Do jeito que dá pra amar

Nesse mundo sem tempo
Onde a moda é móvel, é celular
Prenda o laço nas lembranças

Finja que não foi muito tempo
Foi só um instante
Que correu pelo espaço que nos afastou


Safe Creative #0801220392667

Nenhum comentário: