sábado, agosto 27, 2005

Os Sonhos da Estrada

Estive pensando esses dias, e concluí com Turbo: Carpe-Diem é muito mais do que parece.

"Aproveite o dia." Na maior parte das vezes, é confundido no seu extremo com ter uma vida desregrada e sem vistas para o futuro.

Eu caminho todos os dias da sala de aula até o laboratório, às 9 da manhã. Chego muito cedo à faculdade, e por isso não como nada em casa. Preciso sair às 6:30, no máximo, para chegar no horário certo. Sempre gostei do campus da minha faculdade, e é uma pena como o aproveito tão pouco. Uma das minhas vontades secretas (agora nem tanto) é poder passar o dia inteiro passeando no meio daquele verde todo, muito lindo e muito bem cuidado. Bem, eu chego à PUC e vou direto pra para a classe. E ao sair, tenho um roteiro bem definido: passo no Gourmet, um restaurante do campus, e como alguma coisa, antes de ir para o trabalho.

Uma frase, "aproveite o caminho", começou a me assombrar, à medida que eu passava por ali com uma pressa ilógica. Comia rapidinho, abaixava minha cabeça e corria pro laboratório. Com toda aquela beleza passando na minha frente todas as manhãs, acabei sendo vencido. Hoje, todos os dias, ao ir para o lab, eu vou calmamente até o Gourmet, por caminhos diferentes, observando todo o verde. "Aproveite o caminho". Ao pedir minha típica vitamina de banana com aveia, aguardo do lado de fora, sentado na calçada da nova capela, tomando Sol e admirando as árvores. Em dias de céu muito azul, se você olhar pra cima em frente ao restaurante, verá um incrível contraste das copas das árvores com o céu. Parece um lago com raízes mergulhadas.

Aliás, tem algumas fotos boas tiradas no campus:
Céu Amplo
Morros
Moldura Para o Céu
Folhas Brancas
Bambus Vistos de Baixo
Flor
Ente
Nature Is Great
Bernard, Ana e Leonardo

Depois de comer nas mesas da varanda, saio tranqüilo e ando até o laboratório enquanto aprecio os jardins. Aproveito o caminho, como disse a frase na minha cabeça.

Agora, generalizando... Lembra daquele ditado: "às vezes, escalar é melhor do que ter chegado ao topo"? Temos sonhos, não temos? Eu, pelo menos, tinha o costume de tentar viver o futuro no presente. É a tal preocupação. Isso não acontece comigo há algum tempo. Continuo com meus vários planos, e realizo uma parte deles quando dá. Aí, reparei: todos os passos dados são cenários. Cenários desejáveis por uma pessoa. Todos eles são, portanto, um sonho realizado em si mesmo. Então, ao invés de aproveitar um só (no final), por que não aproveitar os sonhos que você colhe enquanto caminha?

Ouça Águas de Março, e imagina só quanta coisa a gente perde por andar pra frente sem usar o "Carpe Diem" como deveria ser. É isso.

3 comentários:

Guilherme Martins da Costa disse...

Maldita moska.. é, descobri a utilidade de se ter um prato extra embaixo da sopa. Achava frescurta de regras de etiqueta. É, achava.

Anônimo disse...

eh engracado como a gente eh capaz de compreender cada vez mais quando revisitamos essas frases... engracado tambem voce ter falado sobre comer de cabeca baixa sem aproveitar a beleza do lugar. hah pouco tempo eu fui andar de bicleta com um amigo na praia e fazia muito tempo que eu nao ia a praia... fiquei tao preocupada em nao cair da bicicleta que esqueci de olhar ao redor. e era tudo tao lindo...
um beijo, rodrigo!
ah! registrei alguns textos na biblioteca nacional... :D

nany

Anônimo disse...

EH ISSO AI

APROVEITE O DIA

MAS INFELIZMENTE NA NOSSA CIDADE NOS DIAS DE HJ N PODEMOS APROVEITAR TUDO QUE TEMOS POIS A VIOLENCIA NÃO NOS PERMITE

MAS SE QUISER CURTIR A VIDA, CELEBRAR A VIDA É SO ME CHAMAR QUE VOU AMARRADONA

BEIJAO E FESTAAAAA!!!!!!!