terça-feira, abril 10, 2007

Bom Ânimo - Subjugando As Dificuldades

Hoje eu tou com um bom humor DAQUELES.

Primeiro quero dizer: eu amo todos vocês!

Segundo, venho pra falar de uma coisa interessante: deficiências.

Qual é a associação que fazemos à palavra "deficiência"? Fácil: atribuímos, quase que sempre, primeiramente aos deficientes físicos. Em segundo, à falta de algum recurso importante pra cumprir algum objetivo.

Nós não percebemos, mas temos tanto ou mais dificuldades do que os deficientes físicos. É simples a diferença: os chamados "deficientes" têm sempre alguém pra apontar suas falhas. Os tecnicamente não-deficientes não têm ninguém que os diga isso. Não podemos ter nós mesmos uma visão crítica de tudo o que nos assola ou nos deixa "sem pés ou mãos" para fazer aquilo que queremos fazer, porque somos um monte de gente sob condições muitíssimo similares, sob certos aspectos.

Recentemente, houve uma mudança de visão sobre os deficientes físicos. Passaram a serem chamados "pessoas com necessidades especiais", para que não sejam menosprezados ou diminuídos de qualquer maneira.

Vantagem da posição de alguém com "necessidades especiais": uma vez diagnosticada sua necessidade especial (ou o recurso em deficiência nessa pessoa), ela tem toda a liberdade de buscar saciar o que precisa ser saciado. Se ela sabe o que falta, sabe o que deve procurar pra se resolver.

Nós, a maioria das pessoas do mundo, perfeitamente saudáveis fisicamente, quando comparados às pessoas com necessidades especiais, não percebemos o quanto nós mesmos somos terrivelmente deficientes em vários aspectos. Estamos expostos o tempo todo às avaliações de pessoas que respiram nossos mesmos costumes e vive sob as mesmas condições. Ao contrário do que se diz por aí, as pessoas podem ter exatamente os mesmos pontos de vista em vários assuntos. É isso que forma a massa.

Por favor, não nos julguemos donos de uma individualidade absoluta, porque todos compartilhamos certas "unanimidades" que remove qualquer indício de individualismo e unicidade no universo, quando examinadas isoladamente.

Durante quanto tempo se acreditou unanimemente que a Terra fosse um disco, e que o Sol girava em torno dela? Isso indica que nem sempre as pessoas mantém pontos de vista diferentes sob todos os assuntos. Eu, você, nossos pais e nossos amigos temos vários desses pontos de vistas idênticos sobre uma infinidade de assuntos. Inúmeros "o planeta Terra é o centro do Universo" em nossas cabeças.

Portanto, cabe a nós identificar estas deficiências psicológicas. Vamos estudar com calma o processo de solucionamento das deficiências físicas, e encontrar uma maneira de, em princípio, descobrir onde estão as nossas "faltas de pernas e braços", ou onde está nossa paraplegia comportamental. Aos poucos, entenderemos de fato que somos uma manada passiva que pensa igualzinho de maneira completamente errada sobre coisas importantíssimas, e que isso faz de nós um mundo inteiro de deficientes muito mais deficientes do que pessoas com necessidades especiais físicas, porque não temos ninguém tecnicamente em posição vantajosa para nos menosprezar e dizer o quanto somos deficientes.

Melhor do que encontrar as respostas é saber fazer as perguntas que nos definem.



Unanimidade
Melhor do que saber que toda unanimidade é burra
É ter a consciência de que você participa de várias,
Porque isso desperta o sentido da contingência

Pior do que saber que toda unanimidade é burra
É talvez nunca saber em quais delas você dá seu voto positivo
É talvez nunca sequer conseguir enumerá-las

O conforto de saber que toda a unanimidade é burra
Só pode vir se houver alguém que me diga o contrário,
Porque saberei que minha opinião não é unânime.

Quanto mais distinção, mais individualismo,
E se a riqueza se define pelo "mais",
Quanto mais unanimidades, menos variação,
Menos espectros de ação, menos possibilidades,
Menos riquezas

Menos unanimidades, mais diferenças,
Mais diferenças, mais variedades,
Mais riquezas, mais possibilidades,
Mais recursos pra existir.

Mais valioso do que saber ser um indivíduo,
Em princípio, diferente de todos os outros
É o próprio ato da busca pela individualidade, pela distinção,
Isso faz de você alguém "mais único ainda"
À medida que o tempo passe

Mais unanimidade significa menos
E menos, mais.


Nenhum comentário: