domingo, setembro 18, 2005

Mercados BOP

Sabe o que são mercados BOP?
Significa Bottom-Of-the-Piramid. Ou seja, os mercados vigentes nas comunidades pobres. Você não sabia que isso tinha uma terminologia no mundo dos negócios? Eu também não.

Pois então. Leiam abaixo:
Crescimento da receita. Crescer é um desafio importante para qualquer empresa. Hoje, porém, é especialmente vital para as muito grandes, cujos mercados atuais em muitos casos parecem próximos da saturação. Daí mercados BOP (Bottom Of the Piramid) representarem tamanha oportunidade para multinacionais: são, basicamente, novas fontes de crescimento. E uma vez que o desenvolvimento econômico nesses mercados está nos estágios iniciais, o crescimento ali pode ser extremamente exagerado.

Este artigo é considerado um clássico. Foi publicado na Harvard Business Review originalmente em 2002, e republicado em Agosto, numa edição especial sobre Responsabilidade Social.

Também pode ser baixado este artigo correlato , no site do Programa de Desenvolvimento para as Nações Unidas.

65% das pessoas do globo fazem parte do BOP, vivendo com menos de 2000 dólares anuais. Como seria se essas pessoas pudessem comprar mais?

Já havia falado sobre isso antes, mas não sob essa terminologia. Não tenho a autoridade de economistas de formação, tampouco da voz de organizações tão relevantes. É bacana descobrir que não sou o único com essa idéia maluca...

Isso tudo soa poético demais pra você?

2 comentários:

Anônimo disse...

Hummm, lembro desse seu post...e realmente seria excelente que mais pessoas tivessem um poder aquisitivo maior...imagine só o crescimento econômico, e as mudanças na organização espacial, e também o perfil de vários setores da indústria...bom, como sou quase uma burra nesse assunto, paro por aqui.
Sonhar não custa nada.
OBS escolhas podem ser dolorosas, sim...nem tudo é "chocolate".E não use aquele smile tristin de novo, senão eu uso tb :(
Bjins ;)

Rodrigo Santiago disse...

:-P

Hahahahah! Massa, Nina ;)