quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Vagas de Emprego

É impressionante a quantidade de gente que anda falando que não há emprego no nosso país. A minha experiência é exatamente contrária. O IBGE disse que a taxa de desemprego em Dezembro foi de "apenas" 8,3%, a menor desde 2002. Mesmo sendo a menor, ainda é um absurdo.

Vamos a alguns fatos. Existe gente (e põe gente nisso) que procura desesperadamente por pessoas qualificadas para ocuparem vagas com excelentes salários. Empregos de tecnologia, principalmente, no meu caso. As pessoas às vezes dizem: "pô, ae... Fulano ganha 4 mil e Beltrano 10 mil... Os caras são sinistros".

Acontece que nessa área não há competição quando falamos de vagas de emprego. Diariamente eu recebo entre 20 e 30 vagas anunciadas para desenvolvimento de software. Isso porque eu assino um único site, pra ter idéia de como anda o mercado de contratantes. Recebo também várias outras vagas do grupo da faculdade, e freqüentemente meus amigos reclamam que precisam urgentemente de algum programador pra algum projeto que tá saindo do papel. Você acha que eles preenchem todas as vagas? É claro que não! E isso é uma das causas da quantidade de trabalho excessivo nos setores de TI.

Algumas vezes me perguntam se tenho como ajudar um certo fulano a conseguir um emprego. Aí eu peço o currículo da pessoa, e certamente esse cara não é lá muito instruído. O cara que tem qualificação não vai passa sequer 2 semanas sem conseguir marcar uma entrevista. Diria 3 dias, em alguns casos.

Na minha opinião, não devemos dizer que temos "desemprego". Devemos dizer que temos "desempregados". As vagas estão muito bem por aí, com urgência para serem preenchidas. Falta educação, né? E algumas vezes, até um pouco de vontade dos desempregados para se qualificarem também... Porque é mais fácil ir pro bar e beber todas.

Cabe uma máxima
Com tanta gente querendo trabalho,
Por que não empregar alguém,
Ao invés de querer um trabalho você também?


E o principal desespero do jovem desempregado, qual é? Sustentar seu carro com rodinhas de magnésio e som surreal de dez milhões de watts, que só serve pra ele dar uma de DJ de posto de gasolina...

7 comentários:

Anônimo disse...

Espero que você esteja canalizando a questão dos desempregados dentro da sua área. Pois, fora dela, e de mais algumas poucas, o que temos é o desemprego mesmo.

Beijos, Bê.

Anônimo disse...

E é verdade.

Anônimo disse...

A gente sempre vê áreas mais ou menos solicitadas e consumidas. Não tem jeito, estas pessoas têm que ter condições de se remanejarem e reinventarem a própria profissão.

Eu vejo duas questões importantes aí:
1 - Temos profissões bem tradicionalistas que podemos mudar (por exemplo, a contratação de psicólogos para o setor de RH das empresas mudou a perspectiva do pessoal de psi, de alguma forma). Pra algumas, não há remédio: do mesmo jeito que não se usa mais máquinas a vapor, pode haver profissões extintas por falta de demanda do mercado.

2 - Temos novas profissões que estão esperando pessoas qualificadas para ocuparem suas vagas.

A economia deve se ajustar de acordo com esse balanço mercadológico. O mecanismo de educação e requalificação deve estar disponível às pessoas, e as pessoas devem estar disponíveis a esses mecanismos.

Profissões que tenham mais a ver com bem estar ou artes são mais consumidas em países bem desenvolvidos, até porque isso é o que se compra depois de comida e casa. Daí que no Brasil não se consome muito disso (só o básico: cerveja e futebol), o que é um sinal óbvio de que o povo precisa de maior poder econômico.

Anônimo disse...

Tá difícil te encontrar hein ??? Carmelitas hoje ???

Anônimo disse...

bicho, pelamordeus, preciso do meu celular pq eu vou pra vitória! hehehehe...
vou tentar entrar em contato com vc hoje, mas se eu não conseguir tenta ficar online durante o dia pra gente combinar uma hora pra eu pegar ele com você.
abração!

Ninha disse...

Pra quem é bom sempre tem emprego.

Anônimo disse...

Bom eu concordo plenamente,na minha opiniao eh o fim do mundo dizer q falta emprego no pais!!
Eu acho q falta profissionais capacitados!!!Geralmente as pessoas q falam q falta emprego no pais saum aquelas q ficam em casa esperando Bill gates bater em sua porta e oferecer um emprego!!!
Putz!!!exagerei!!!rsrsrs
bjinhosss carinhosos!!!!!