sexta-feira, novembro 25, 2005

O Problema da Soma Zero

A gente tem o costume de achar que, no mundo, se um ganha, tem outro perdendo. Então, pra alguém ganhar muito dinheiro, outra pessoa tem que perder muito dinheiro. Ou, várias outras perdem dinheiro. Menos, mas perdem.

Então, leia este artigo. Achei interessante. Ele justifica um pensamento que tenho tido esses dias. Acho que o mundo vai entrar numa maré de produtividade muito grande, mas isso é assunto pra depois.

Ontem de manhã aconteceu uma historinha que ilustra um pouco esse artigo:

Fui a duas lojas de artigos esportivos, no shopping. Queria comprar uma calça de taktel para começar minhas aulas de capoeira - agora vocês entenderam porque choveu ontém, não é?? Pois bem. Nas duas lojinhas, que não deviam medir mais do que trinta metros quadrados, fui recebido com a frase "senhor, temos apenas esta calça da Adidas, que custa R$130,00". Experimentei exatamente a mesma calça nas duas lojas, com o mesmo preço abusivo. Cento e trinta Reais! Que isso?! Taktel de ouro?! Ainda saí com a certeza de que a Adidas não se preocupa comigo, já que as calças não serviram. Dane-se, não ia gastar essa grana mesmo, nem que na calça viesse escrito "Rodrigo, o gostosão".

Sabe pra onde fui depois? Pra Leader! Me senti num palácio! Todas aquelas roupas, e um monte de beldades andando pra lá e pra cá (mulheres de meia idade acompanhadas de seus filhos, diga-se de passagem). Lá, atrás de um painel cheio de carrinhos Hot Wheels, havia uma seção de roupas esportivas, escondida. Saí de lá com todo o kit "saradão de academia": duas calças de taktel e três blusas dry fit, tudo por felizes R$88,00! Eu praticamente refiz meu guarda-roupa por muito menos! Não sei mais onde guardar tanta roupa pra capoeira!

Uma calça como a da Adidas deve mesmo custar cento e trinta, né? Afinal, tem que justificar as campanhas milionárias de marketing. E pra cortar custos, barateia-se a fabricação das peças, que acabam virando produtos de péssima qualidade.

O consumidor inteligente acaba indo pra uma loja "povão" e compra quantas peças quiser, de excelente qualidade. Essas roupas da Leader têm a habilidade de não te deixar gastar mais do que cem Reais, não importa quantas peças você compre.

Se eu fosse a Adidas, forneceria as mesmas calças pra Leader também. Baixava o preço das peças e mudava a cor, só pra disfarçar... Não sei não, mas tenho a impressão de que ganhariam mais, hein?

Tou pensando até agora: será que a calça custava cento e trinta por causa do zíper na bainha? Aquele zíper de tornozelo era muito útil mesmo...

segunda-feira, novembro 21, 2005

Desperdício e Saturação

Às onze e meia da manhã de Segunda Feira, eu podia ver de onde estava, em um ponto de ônibus, o total de 30 táxis contados, na esquina da Praia de Botafogo com a Rua São Clemente. Estavam lá, na minha frente, lotando a rua, todos ao mesmo tempo, com o trânsito engarrafado - de táxis.

Preciso dizer que a maioria deles estava vazia??

Fácil entender porque as pessoas dizem "os dias estão difíceis": todo mundo quer fazer a mesma coisa, sempre.

segunda-feira, novembro 14, 2005

Sugestão de Leitura - Erradicando a Pobreza

Só uma sugestão de leitura para os interessados: Riqueza na Base da Pirâmide, de C.K. Prahalad. O livro explora o assunto através de estudos de caso, citando empresas do mundo inteiro, como a Cemex e as Casas Bahia.

Erradicando a pobreza com o lucro. Isso é capitalismo humano. Pra quem acha que é exploração das camadas mais baixas, faça o favor de ler o livro.

Quando entro no metrô Segunda de manhã e percebo que estou indo na direção contrária à da massa de gente, tenho a sensação de estar imerso em um mar de oportunidades ignoradas pela maioria.


sexta-feira, novembro 11, 2005

Micareta

As pessoas, cada vez mais feridas
Caem na folia
Beijam todos aqueles que detestam
E tornam-se um deles
Dançando todo o inferno que repudiam


Safe Creative #0802200438658


quinta-feira, novembro 10, 2005

Pena




Não sou muito mais bruto do que costumava ser
Só não perco mais meu tempo com afetos desentendidos
Mas se me abrir a janela, vou ofuscar meus olhos
Vendo aquela antiga luz entrar

Procuro entender tudo diferente dos outros
Tudo pra me ajustar, feito um esquizofrênico
Vejo a realidade que me sara da maneira que me convém

Não me diga que estou errado
Porque há muitas outras coisas boas
Que advém deste meu novo modo
Apenas perceba que não há outra maneira
Pois a praxis me tornou esta nova pessoa que conhece

O mundo vai se dar, girar e girar, e eu sempre serei puxado
Para dentro deste ralo
Somente por isso, preciso nadar.


Safe Creative #0802200438641


Carinhoso (Pixinguinha e João de Barro)

Meu coração
Não sei porque
Bate feliz, quando te vê
E os meus olhos ficam sorrindo
E pelas ruas vão te seguindo
Mas mesmo assim, foges de mim

Ah! Se tu soubesses
Como sou tão carinhoso
E muito e muito que te quero
E como é sincero o meu amor
Eu sei que tu não fugirias mais de mim

Vem, vem, vem, vem
Vem sentir o calor
Dos lábios meus
À procura dos teus
Vem matar esta paixão
Que me devora o coração
E só assim então
Serei feliz, bem feliz


Dessa eu gosto ;)