sábado, agosto 27, 2005

Os Sonhos da Estrada

Estive pensando esses dias, e concluí com Turbo: Carpe-Diem é muito mais do que parece.

"Aproveite o dia." Na maior parte das vezes, é confundido no seu extremo com ter uma vida desregrada e sem vistas para o futuro.

Eu caminho todos os dias da sala de aula até o laboratório, às 9 da manhã. Chego muito cedo à faculdade, e por isso não como nada em casa. Preciso sair às 6:30, no máximo, para chegar no horário certo. Sempre gostei do campus da minha faculdade, e é uma pena como o aproveito tão pouco. Uma das minhas vontades secretas (agora nem tanto) é poder passar o dia inteiro passeando no meio daquele verde todo, muito lindo e muito bem cuidado. Bem, eu chego à PUC e vou direto pra para a classe. E ao sair, tenho um roteiro bem definido: passo no Gourmet, um restaurante do campus, e como alguma coisa, antes de ir para o trabalho.

Uma frase, "aproveite o caminho", começou a me assombrar, à medida que eu passava por ali com uma pressa ilógica. Comia rapidinho, abaixava minha cabeça e corria pro laboratório. Com toda aquela beleza passando na minha frente todas as manhãs, acabei sendo vencido. Hoje, todos os dias, ao ir para o lab, eu vou calmamente até o Gourmet, por caminhos diferentes, observando todo o verde. "Aproveite o caminho". Ao pedir minha típica vitamina de banana com aveia, aguardo do lado de fora, sentado na calçada da nova capela, tomando Sol e admirando as árvores. Em dias de céu muito azul, se você olhar pra cima em frente ao restaurante, verá um incrível contraste das copas das árvores com o céu. Parece um lago com raízes mergulhadas.

Aliás, tem algumas fotos boas tiradas no campus:
Céu Amplo
Morros
Moldura Para o Céu
Folhas Brancas
Bambus Vistos de Baixo
Flor
Ente
Nature Is Great
Bernard, Ana e Leonardo

Depois de comer nas mesas da varanda, saio tranqüilo e ando até o laboratório enquanto aprecio os jardins. Aproveito o caminho, como disse a frase na minha cabeça.

Agora, generalizando... Lembra daquele ditado: "às vezes, escalar é melhor do que ter chegado ao topo"? Temos sonhos, não temos? Eu, pelo menos, tinha o costume de tentar viver o futuro no presente. É a tal preocupação. Isso não acontece comigo há algum tempo. Continuo com meus vários planos, e realizo uma parte deles quando dá. Aí, reparei: todos os passos dados são cenários. Cenários desejáveis por uma pessoa. Todos eles são, portanto, um sonho realizado em si mesmo. Então, ao invés de aproveitar um só (no final), por que não aproveitar os sonhos que você colhe enquanto caminha?

Ouça Águas de Março, e imagina só quanta coisa a gente perde por andar pra frente sem usar o "Carpe Diem" como deveria ser. É isso.

sexta-feira, agosto 26, 2005

Onde Chegamos

I've come to the end of the line
there's too many men,
despair in their faces.

Each one of us hoping to find
a life, a home, a dream
a place to be.

End Of The Line - Camel


Frase ouvida ontem: "É impossível tomar um chope sem vir alguém te pedir uma esmola".

... O tal capitalismo é curioso mesmo. E mesmo quem não pede esmola sofre do que a letra fala.

quinta-feira, agosto 25, 2005

Um Quê de Felicidade

Passou e me arrebatou
Pelos ares do campo
Pela leve chuva da relva
Pelos cachos dourados de seus cabelos

Brilhava de leve a fada
Que me carregou
Brilhava o sorriso da paixão
E por um momento fui feliz

A pele mais suave
O rosto mais lindo
Havia em seu nome
O apelo da mais pura inocência

Havia tudo aquilo
Um momento perfeito
Onde não havia carros
Onde não havia asfalto

Apenas um leve diálogo
Um sorriso, um obrigado,
Um até logo,
E um breve sentimento desvelado

Debussiniando o amor
Foi como ouvir seu lento piano com os olhos
Em um minuto que durará toda a eternidade.



Deixando fluir um pouco da minha veia idealista e platônica, sob doses controladas e prescrição homeopática. Escrevi sob influência de um breve momento, onde a chuva mais chata não podia ter caído melhor. Um bom momento e uma boa impressão merecem uma cristalização dessas, não acham?

:-)

Safe Creative #0802200438566

segunda-feira, agosto 22, 2005

WorldChanging: Another World Is Here: Ribbons, Sheets and the Nanofuture

WorldChanging: Another World Is Here: Ribbons, Sheets and the Nanofuture

Fantástico! A Nanotecnologia é definitivamente o próximo passo :-)

Gostaram do novo visual? Ainda tem uns probleminhas que a maioria nem vai notar, mas tem... E será ajustado!

quinta-feira, agosto 18, 2005

Podia Ter Sido Eu

Kitesurfando...

Youtube. Novo serviço de vídeo da mesma galera que criou o Flickr. Animal!

Não contei que eu fiz uma aula inteira no Sábado, né? Daqui a pouco tou indo pra água! ;D

Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades

Começou a Mostra PUC. Um evento que reúne várias empresas no campo da universidade, a fim de recolher currículos para vagas de estágio e trainee. Para quem ainda não começou no mercado, é uma ótima. Também há palestras e shows ao longo do evento.

E por falar em palestras, resolvi assistir a uma ontem, sobre liderança. Não me interessava o blábláblá sobre liderança, mas interessava muito saber mais sobre a empresa palestrante, uma das grandes no mercado de Capitais. O diretor operacional era a cara mostrada (acho que é o tal CEO que todo mundo fala).

O que aprendi de bom? Vamos às partes mais importantes.

O cara começou com uma lição sobre um jovem trainee de 21 anos que derrubou um gigante conquistando U$ 10 milhões para a empresa em menos de 1 ano, e que não se contentou com seu prêmio de apenas U$ 25 mil (apenas??) frente ao seu sucesso. A base do argumento do fatídico CEO era:

As pessoas são arrogantes e imediatistas. Deve-se construir uma carreira de longo prazo, sem cobrar uma confiança incabível. Deve-se pavimentar a estrada de sua vida.

Ok. Tomei nota, já que ele chegou lá, e eu não.

O primeiro furo foi logo aos 5 minutos:
600 milhões de pessoas conectadas à Internet. O mundo está online!

Mentira. Se ele soubesse um pouquinho mais de geografia e um pouquinho menos de sensasionalismo e retórica, pensaria que só a China tem quase o dobro de habitantes. Ele considera esse número um grande mercado. Eu digo: é pouco. Convivo com 6,5 bilhões de habitantes no mundo (thanks to Google) e ele me dizendo uma frase dessas. Palhaço.

Qual é a do capitalista? Tá a fim de conseguir mais gente pra quem possa vender? Ora, ora... Não há mais mercados consumidores a serem conquistados. A próxima onda do capitalismo é o desenvolvimento dos mercados emergentes. Desse ponto de vista, é de suma importância que se veja os outros bilhões de pessoas no mundo sem acesso a Internet. Milhões de pessoas que não têm nem o que comer, mas que se pudessem comprar seria uma baita força consumidora.

Onde estão os capitalistas que pensam? Vamos criar mercados, e não depredá-los, nem mesmo desprezar os mercados potenciais. Essa história se parece muito com a do desmatamento. O desenvolvimento sustentável passa por manter a qualidade de vida das pessoas ao redor do mundo. O que faz a economia local não é o dinheiro, mas sim a transação. O importante não é a reserva, mas o ato da compra. O interessante é que todas as pessoas possam comprar. Se todas as pessoas do mundo, do nada, passassem a poder consumir, acredito que entraríamos em um ciclo enorme de escassez. Se essas pessoas pudessem ser educadas a fim de aprenderem um ofício, elas próprias seriam consumidoras e produtoras. Novos mercados, mais desenvolvimento, melhor qualidade. Isso só pode ser desenvolvido aos poucos.

Coisas culturais da sociedade dominadora... "Ah, mas ele é do mercado de capitais, não está interessado no desenvolvimento de novos mercados". Pois se não está, deveria! Quer especular? Bota mais meio milhão de pessoas jogando na bolsa. Quero ver se o preço das ações não sobe. Escassez é escassez, não importa onde.

Mas o que interessa aos capitalistas malvadões é mesmo que as outras pessoas não tenham propriedades. Quem tem dinheiro não quer que o colega o tenha, porque será muito melhor se este tiver de obedecê-lo. Curioso isso, mas acho que faz sentido. Mandar faz bem pra alguns. E eles se privam de muitas coisas boas que a igualdade traz. Ser igual, por exemplo, afasta o medo da perda, o ciúme e a vaidade. E não tira minha individualidade.

600 milhões de pessoas conectadas à Internet. O mundo está online!
Ponto negativo pra frase do CEO de araque. Pra quem ainda não sabe matemática, vou reformular a frase:
600 milhões de pessoas conectadas à Internet. Menos de um décimo do mundo está online!
Espalhem essa boa nova! Ainda tem muita gente pra quem podemos vender computadores! A maioria tem só que conseguir juntar uma graninha.

Será que os EUA não têm vergonha dessa estatística? Cadê a marra de nação poderosa que traz benefícios à humanidade? Como diria D2 (que não aprecio tanto, confesso): Essa marra que tu tem, qual é?

Continuando, ele tenta ocupar os 10 últimos minutos da palestra dizendo que é fã de homem aranha. Engraçadinho, coloca as fotos lá e todo mundo... Todo mundo não, só quem estava no auditório. Umas 60 pessoas... Ah, você entendeu: todo mundo ri. MAAAS há uma lição a ser dita na história da picada radioativa.

Ele começa. Conta cada detalhe da história inicial de Peter Parker no primeiro filme do Homem Aranha que saiu nos cinemas. Alguns flashes:

Garoto franzino, que é picado por uma aranha radioativa e de repente ganha um poder nunca antes possuído por alguém (...) Inventa uma fantasia, vai a um ringue, se prende no teto de cabeça pra baixo - em sua nova perspectiva de mundo - e derruba lá o gigantão com a maior facilidade. (...) Na hora de pegar o prêmio, chega no escritório do capitalista malvado e recebe uma quantia mínima. O homem lá ri dele e o manda embora com aquele trocado (...) De dentro do elevador, ele vê o assaltante do homem saindo do escritório com todo o dinheiro arrecadado. Ele era o homem aranha, e podia pegar o bandido, que passou na frente dele. Mas se negou a fazê-lo. Mais tarde, o assaltante mata o seu tio, e vem a grande lição: grandes poderes trazem grandes responsabilidades (...) Ele não ganhou o suficiente pelo que fez, mas não deveria ter retribuído na mesma moeda."

Fiquei me perguntando... Será que o Homem-Aranha era um jovem trainee de 21 anos que derrubou um gigante de U$10 milhões no Banco Pactual e recebeu só U$25 mil de bônus?
Que papelão. O cara começa a palestra com uma historinha e um argumento pomposo, e termina desmentindo-a. Como a vida é figurativa, não é mesmo? Não enxergamos evidências embaixo do nosso próprio nariz.

No Pactual, esse CEO era o capitalista. Na história do Homem-Aranha, ele torce pro herói.

Ou ele realmente concorda com o Peter Parker - e no fundo deu razão ao trainee que queria um bônus maior -, ou simplesmente torce pelo herói por uma mera convenção social, de que os heróis devem ser acreditados. Eu não ficaria feliz em ser liderado por alguém assim. A palestra foi um fracasso, do início ao fim.

quarta-feira, agosto 17, 2005

O Que Há de Errado Com o Prazer?

Pensei esses dias: por que algumas pessoas são tão taradas por doces?

Talvez os doces sejam o prazer mais rápido e imediato que se pode ter em qualquer momento. É barato, legalizado e vendido em qualquer lugar. Se você quiser, compre doces e coma-os. Não leva nem 5 minutos. Meia hora depois, você começa a pensar neles de novo. E aí, pode crescer o problema da gula e da obesidade.

Seja moderado.

Daí, imaginei uma maneira fácil e esquisita de não engordar com os doces: não engula-os! Ora, a língua está dentro da boca, e não do estômago! A sensação de saciedade você pode prover com água!

Falando rapidamente, porque estou no trabalho: tenha tara por vários prazeres diferentes. Não focalize sua mania ou vício. Assim, você aproveita todos os momentos da vida sem exageros, e plenamente.

Essa idéia foi recebida com aplausos por uma amiga minha, que a batizou: "Dieta do lambe-lambe"!
***

Quando for criticar o trabalho de alguém e julgá-lo errado, olhe para o seu próprio trabalho. Pense no que os outros poderiam falar de errado sobre ele. Escreva sua crítica sobre ambos, e guarde. No dia seguinte, releia tudo. Olhe para o trabalho realizado pelo outro novamente, e veja se algo mudou em sua opinião.

***

Tou meio sem tempo pra escrever, mas estou preparando algo bem interessante, juro! ;D

segunda-feira, agosto 15, 2005

Novas Fotos

Muitas novas fotos no meu Flickr. :)
Boa semana para todos!

quarta-feira, agosto 10, 2005

A Forma

Não é uma fôrma
Na verdade
(Sempre a minha verdade)
A forma é exemplo
Do que deverá melhorar

E de melhorar ;-)


Safe Creative #0802200438559

segunda-feira, agosto 08, 2005

Final de Domingo

Não deixe seu Domingo terminar com um documentário sobre vacas autistas.

Frase do Vinícius na Sexta à noite:
"Vai pra cá, ó... Que aí a gente vai chegar mais pra lá."
Ele estava no banco de trás do carro, passando instruções pro Marcelo, que dirigia, enquanto chegávamos a um cruzamento de cinco vias.

Aliás, na Sexta à noite, tocou o Black Dog no Antiquário. Banda cover muito dez. Finalizaram a noite tocando Jean Luc Ponty. Surpreendente, não??

quinta-feira, agosto 04, 2005

Você Esteve Aqui

O dia é mais dia
A respiração, mais tranquila
Um alívio me faz levitar
Dou passos em um chão mais firme

Tal grandeza de alma, se me há
Revela-me que nada há pelo acaso
Nada é vão completo,
Que há instantes grandiosos
Que ensinam e incitam a reflexão

Hoje o dia é mais dia
O chão é mais firme
Eu sou mais gente

Hoje o céu é mais azul
A brisa é mais fresca
O Sol, feito meu sangue, mais quente

Hoje a noite será mais noite
O sonho será mais sonho
O bom será melhor ainda

Hoje as canções são mais belas
Sintonizo mais natureza
O sorriso é mais fácil

Hoje as pessoas são mais especiais
Tudo pode valer a pena
E planos são possíveis

Hoje estou mais vivo
E tudo é mais claro e bonito
Ontem, por ter estado comigo,
A tristeza, se me houve, apartou-se.


Safe Creative #0802070417029



A pedidos, está aí novamente... Uma bela poesia, das que se manda pra pessoas queridas!
:-)

Vinícius... Seu poetinha d'uma figa!

Remoção

Não tenho me sentido NADA bem esses últimos dias.

Minhas duas últimas poesias foram tratadas como ofensivas, por isso eu as retiro daqui. Apesar de não ver mal algum nelas, pessoas muito queridas MESMO não gostaram da exposição. Nesse caso, fica aqui meus sinceros pedidos de desculpas, e seguem alguns versos que descrevem muito bem como me sinto agora. Não tenho noção do que posso fazer pra me redimir, e nem sei se posso me redimir algum dia. Em todo caso, o ato não foi de má fé.


Três de Outubro de 2005

No dia de hoje
Sou a personificada turbulência
Um cachorro
Com espírito de porco
Corpo de gente
Alma de fumaça
E planos de poeta

Poeta não sou
Pois magoa este meu fardo
De falhar com quem eu amo

Não há doce que amenize
O amargo arrependimento
Não há guerra que continue
Quando se prostra o perdedor

Hoje, eis o que sou:
Um cão, que não sabe ter amigos
Porque penso como falo:
Com o ímpeto que é meu fardo

Poetas recitam, eu lato
Eles declamam, eu assombro

Hoje, eu, como poeta,
Me sinto por mim mesmo
Traído.



O tempo vai passar e os ânimos vão se amenizar, mas o que fiz vai acompanhar minha memória. Sempre.

Novamente, peço desculpas a todos os que se sentiram ofendidos pela exposição dos antigos versos.

Safe Creative #0801270401203