sábado, junho 25, 2005

Envelhecer Descobrindo-se Cada Vez Mais Jovem

Um dia, nasceu um ser humano com uma espécie de Via-Láctea dentro da cabeça. Os seres que viviam dentro deste universo descobriram, em certa época, alguns portais para uma dimensão paralela. Na verdade, descobriram que não era paralela, mas sim um mundo que envolvia o mundo deles. Deduziram que estavam dentro de uma caixa (craniana, mas esse detalhe ainda era desconhecido), e procuraram descobrir como fariam para sair de dentro daquela Via-Láctea. Queriam visitar o Super-Universo, como começaram a chamá-lo. Pensavam que, fora daquela caixa, os seres fossem super-seres, e que o Super-Universo fosse, de alguma forma, super-legal. Dentro dessa Via-Láctea, havia muitas perguntas não-respondidas, e até uma certa desordem, em alguns momentos. Lembrava muito o nosso próprio mundo.

Eles conseguiam receber informações do Super-Universo através dos modernos sistemas sinápticos das redes neurais super-avançadas de seu centro de comunicações, que chamaram coicidentemente "cérebro". Os principais centros de pesquisa traziam-lhes informações visuais, auditivas, palativas e até táteis. Tudo o que vinha de fora era reproduzido internamente, e vários experimentos eram refeitos, estudados e devidamente documentados e catalogados.

Enquanto este ser humano crescia, era também influenciado por estes seres dentro de sua cabeça. Ele sabia que algo de muito importante acontecia ali dentro, e por muitas vezes recebia mensagens enviadas pelas criaturas. Em algum cantinho da sua cabeça, havia realmente uma Via-Láctea, e este ser humano acreditava que lá todos fossem super-heróis, e que aquele universo fosse mais justo. Chamou-o também Super-Universo. Estas mensagens vinham em forma de sonhos e imaginação.

O tempo passou, e hoje, os super-seres de dentro da cabeça aprenderam técnicas modernas para saírem de lá e visitar o Super-Universo. Descobriram algumas zonas de refluxo do espaço-tempo, como se fossem buracos negros, que chamaram "Mãos" e "Voz", principalmente. Depois de cada viagem para fora da cabeça do Super-Ser, costumam fazer relatos de aventuras que viveram, e publicar todas estas elas em revistas de seus próprios planetas. Aqui, no nosso Universo, eles saem pelas mãos e pela voz do Super-Ser, em forma de fantásticas histórias, contadas para todo tipo de pessoa.

Eu sou um grande amigo deste Super-Ser. há muitos anos. E há tanto tempo quanto o conheço, tento entender quem inventou quem: se os seres de dentro inventaram o de fora, ou se o de fora inventou os de dentro. De qualquer maneira, tenho nele um irmão, de aventuras e histórias. Hoje é seu aniversário, e como em todos os aniversários, os super-seres lá dentro comemoram a data em que descobriram o Super-Universo. E ele comemora a data em que recebeu a primeira mensagem dessa Via-Láctea em sua cabeça.


Parabéns, Paulo Ivo! Felicidades!

Safe Creative #0801220392810

sexta-feira, junho 24, 2005

Acalmando

Saudosa Partida

Sangrou sua preocupação
Para largar tudo
Abraçou o renascimento
E se apaziguou

Foi curado, elucidou-se
Deitou-se frio
Parou seu coração

Abandonou seu peito
Virou luz
Sorriu

Agora, jaz a carne
No silêncio. na saudade,
Ele se foi em paz


Safe Creative #0801220392780

terça-feira, junho 21, 2005

Pêsames

Não, eu não vou ousar colocar aqui a pior notícia da semana. O Márcio é um daqueles caras raros mesmo, que equilibra inteligência com sensibilidade.

Ouvindo Somos quem Podemos Ser - Engenheiros Do Hawaii


Ele Foi Ali, Mas Não Volta

Enquanto houver amigos, família, amores
Sua jaqueta, seus livros
Mensagens

Enquanto houver os lugares que freqüentou
Haverá saudade
E a sensação
De que em qualquer momento pode chegar

Brilhou o Sol, desde Quarta
Na esperança de que pudesse ficar
Agora, chora o cinza céu
Nossa estrela ascendeu

Estará presente
Porque sempre existiu,
Com veemência e veracidade

Te procuro
Mas antes, há algo
Um mistério que desconheço
Que não pode esperar

Foi muito maneiro, vai lá,
Um abraço,
Valeu


Safe Creative #0801220392773

segunda-feira, junho 20, 2005

(Parênteses)

Num ato de doideira, caminhei da Praia de Botafogo até a Lagoa, no Mustafá, Domingo à noite. Caminhada leve, que durou uma hora, precisamente. Além de assistir um show irado de chorinho, descobri que quem estava ali era o Márcio Bahia, baterista do Hermetão. É claaaaaro que eu tietei o cara, né? Fiquei um tempo conversando com eles.

Pra quem tinha ficado meio pra baixo no final de semana (é, garota, vc acertou em cheio quando disse "você tá com uma voz horrível"), foi uma levantada enorme, justamente nos acréscimos do segundo tempo. Minha "partida" terminou em 1 a 0, música do Pixinguinha.

Todo Domingo eles estão lá:
- Bateria
- Sopro (clarinete e flauta transversa)
- Violão de 7 cordas
- Violino

Não lembro o nome dos outros músicos, mas todos eles são excelentes, e tinham lá os seus CDs a preços muito mais baratos (tipo uns 40% menos) do que na Modern Sound ou na Tracks. Sim, são execuções de muita qualidade e bom gosto, com músicos renomados da nossa melhor arte. A um couvert de R$3,50 por pessoa. Inacreditável.

Enquanto isso, nosso ministro continua em turnê. E a cultura continua em greve. Ou seriam férias?

Sempre em tempo (em apologia à "sempre é tempo lojinha", saudando a época do CEFET), aqui vai:
Salve, Márcio Calhau! Melhoras, meu grande amigo!

sábado, junho 18, 2005

Ao Meu Grande Amigo Márcio - Pensamento Positivo

O Márcio está numa "franca batalha". As coisas estão bem difíceis pra ele, mas todo mundo vê no hospital o Márcio de sempre. Aquele cara revolto reage - não sei se contra a natureza ou com a ajuda dela. Mesmo assim é triste. Ele tá em "coma superficial", seja lá o que isso signifique.

Teve os cabelos cortados para que a cirurgia pudesse ser realizada. Chegou no hospital muito mal. O médico disse que nunca havia visto ninguém tão novo tão mal assim. Em contrapartida, no dia seguinte já esboçava reações e percebia o mundo à sua volta, mas se comunicando muito superficialmente. As pessoas dizem que ele percebe quando alguém diz algo para acalmá-lo. Surpreendeu.

Briga contra suas condições, e teve que ser amarrado na cama, pra não cair no chão. Eu não imagino em que tempestade e desordem mental ele possa estar metido. Fizeram uma incisão em sua cabeça. Não sei se foi na nuca ou na lateral, mas não consigo imaginar instrumenos cirúrgicos entrando por ali. Os médicos não podem sedá-lo, porque têm que manter um histórico da evolução do Márcio. Não sei se usam analgésicos, e mesmo que usassem, não acredito que o seja em quantidade suficiente, já que foi um trauma cerebral.

Márcio reclamou de dor de cabeça no final da semana passada, mas as aspirinas e dipironas de costume deram conta. Acho que foi na Quarta que a tia Eli ouviu um barulho, que foi quando ele desmaiou e caiu no chão. Acho que era de madrugada, e me contaram que havia um saco de gelo por perto. Talvez ele tenha escondido a dor ao longo dos dias, ou talvez tenha havido algum rompimento de vasos mais sério naquela noite. Assim, com um edema cerebral, ele foi parar no Salgado Filho, hospital do Méier.

Não faço idéia de quando ele foi operado, mas vamos ver como nosso amigo fica. Vamos pensar nele. Mas tem que pensar "com força" :-)

O que me vêm à mente agora é que, não importa o quanto nosso amigo possa estar mal nesse momento, todas as pessoas que o conhecem sempre dizem: esse cara é maneiríssimo. Faz aquele estilão quase grunge, meio "dane-se o mundo", mas a gente sempre percebeu no olhar o Márcio de verdade. Sabemos que ele quer pensar em tudo o que viveu de bom aqui, e como é importante que se recupere. Talvez nosso amigo possa estar impedido de pensar com clareza, mas aqui então estão nossas cabeças. Devemos todos fazer isso por ele. Se depender da vontade, ele se recupera - como já tem mostrado.

Agora, o comentário do Sugata:
- Ele vai é ficar puto, quando descobrir que cortaram o cabelo dele.

E uma poesia:

Hemonagem

A todo aquele que já amou
A todo aquele que já sangrou
Àquele que sofreu
E que se dabateu
Pela incerteza da vida

A todo o amigo
Em cuja fatalidade se arrepiou a carne
Cuja amabilidade nunca foi negada
Àquele que muito amou
E que viu seu amor voar como num sonho
Trazendo à realidade um novo modo de viver

Àquele que chora por dentro
E que agoniza a sensação invasiva
Aquele por quem tanto temos carinho

Para todos aqueles
Que viveram suas aventuras
Para todos os que evoluíram
Segundo os cuidados do mestre

Para todos os que com ele aprenderam
Ou gargalharam com seu tom mais irônico
Para todos os que com ele beberam
E encontraram um amigo como tão poucos

Para todos aqueles que querem vê-lo
Porque pode não haver tempo
Os que vêem sua prova mais difícil
Os que tentam sobreviver juntos
Porque cada momento é um desespero
De todos, para segurar a vida.


Safe Creative #0801220392742

terça-feira, junho 14, 2005

Genialidade Condensada

Essa foi da Chris. É cada uma que me aparece...

"Quando você se casar vai perceber que algumas vezes se sente casado com um dos seu pais."


E essa foi do Guilherme:

"O tempo passa,
e com graça
a idiotice diminui."



Tomem nota!

domingo, junho 12, 2005

Só Na Flauta

(Ouvindo Jean Pierre Rampal)


Lá Estava Você

As pessoas falam
Nem todas fazem

Hoje vi o céu
Tão lindo
E somente ele

Constatei:
Continuamos azuis

Safe Creative #0801220392711

segunda-feira, junho 06, 2005

Alguém já ouviu falar de Mechwarriors?

sábado, junho 04, 2005

A Paradinha do Big Ben

Estava eu feliz da vida na casa de uma amiga quando soube a tragédia: o Big Ben, em Londres, parou durante cerca de uma hora, na Sexta-Feira do dia 27 de Maio de 2005, às 22 horas, 7 minutos e 25 segundos. Foi consertado, voltando a funcionar às às 22 horas, 7 minutos e 25 segundos.

Como assim "parou o Big Ben"?! Como todos sabem, desde que o universo surgiu, é ele quem manda na hora universal. É o pai de todos os pontos de trabalho do mundo. Teve sua bateria substituída, depois de uns trilênios paradão, quando Deus se compadeceu de seu relógio atômico e o ligou com aqueles fósforos que também são vendidos até hoje, o Fiat Lux. Nessa época, eu me lembro, todas as coisas voltaram a se mexer novamente, e o universo recomeçou um processo de expansão corporativa, quebrando o monopólio do nada. Está até hoje ampliando sua atuação no cosmos. O Big Ben, de acordo com a Fortune, é o maior CEO de todos os tempos.

Por falar em fósforos, talvez seja mesmo a gás, porque atômico não parece. É meio pesadão, e fica lá, com aquela pinta de lápis de cor, parado - em relação à Terra, não no tempo. Aliás, no tempo ele parou também. Está bem velhinho. Tive uma visão esses dias: Deus usa mesmo é um relogiozão digital, modernoso, estilo "cebolão". É mais bonito, fala as horas e mede até pulsos cardíacos. Acha que Ele ia dar mole? O Big Ben agora enfeita seu criado-mudo. Mudo, porque Ele está de saco cheio de ouvir prece sem sentido, e também apóia a contratação de deficientes físicos.

O Big Ben não é o mais pontual do mundo? E agora? como vamos confiar nas horas que dizem por aí? O que aconteceu com o mundo durante o tempo que esteve parado? Será que tudo parou junto? Na minha opinião, isto é um sinal - ele está querendo se comunicar conosco. Como não fala inglês, acaba falando a hora mesmo e tenta dizer algo. Talvez seja a hora de tirar umas férias (captou o trocadilho? "a hora de tirar férias"?). Imagina só o Big Ben descansando durante um mês? 2006 vai ter 13 meses.

Há quem diga que a parada foi motivada pela temperatura, que chegou a 31 graus naquele dia - o mais quente em Londres desde 1953. Se ele vier para o Rio então, derrete.

Os líderes da Inglaterra se reuniram em sua sede - a Casa Branca, pra discutir quem pode substituir o relógio. A tomada de suas estruturas não será fácil, segudo Condolessa Rice, pois os famosos anões que habitam dispositivos automáticos podem ter armas nucleares em seu poder. Cogitaram a hipótese de Bin Laden ter feito uma aliança com eles, e estar escondido por lá.

O Big Ben é herói de guerra. Entre 1939 e 1945, resistiu bravamente aos bombardeios alemães, quando atuava no programa tático de sincronização das manobras dos exércitos ingleses. Era uma grande referência. Em 1962, foi encarregado de anunciar o ano novo, mas chegou um pouco tarde e o fez com dez minutos de atraso, pois uma nevasca atrapalhou o trânsito das ruas até o rio Tâmisa. Conhecidamente, também é ativista político: promoveu uma parada em 30 de abril de 1997, um dia antes das eleições gerais que levaram ao poder o primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair. Três semanas depois, ele voltou a parar.

Gosta de mentir, dizendo ter 147 anos. Hebe Camargo, no entanto, revelou que Big Ben sempre foi um tremendo mulherengo, desde os tempos em que ela corria nua pela Mata Atlântica, mas sem laquê - época em que o Tupi-Guarani era a lingua oficial de nossa terra. Conheceu-o acompanhado de marinheiros portugueses nas caravelas das Grandes Expedições Marítimas, quando pela primeira vez soube o que era um espelho. Curiosamente, parece nunca tê-lo usado. "Naquela época", revela a apresentadora, hoje mumificada pelos tratamentos de beleza, "Ele já dava umas paradas de vez em quando, quando estávamos a sós. Mas quando funcionava, era cada ponteirão, uma gracinha!"

Como já dito anteriormente, o relógio mais famoso do mundo é um grande empreendedor. Foi ele quem, em 1788, deu a idéia a John Walter de mudar o formato de edição de seu jornal, o antigo Daily Universal Register, para atingir um público maior. Nessa época, o jornal passou a se chamar The Times, e noticiava fofocas dos figurões locais. "Ben sempre teve muito bom tino para o marketing editorial de massa. Nossas vendas dispararam", disse John Walter, em entrevista por telefone.

Sua contribuição para a arte inclui a participação no melhor disco do Pink Floyd, The Dark Side of The Moon, como percursionista. Na abertura da música Time, foi Ben quem tocou tanto o tique-taque quanto o despertador, e fez o backing vocal das badaladas, com um tenor de grande presença.

"Já não tenho a mesma empolgação com o mundo. Preciso me aposentar. Não estou com a mesma corda de antes", diz. "Os tempos já não são os mesmos, as pessoas não sabem mais o que é felicidade. Deixaram de se importar com questões que deveriam ter sido resolvidas há muito. Deixaram correr uma maldade e desigualdade sem precedentes. Há muita pressa, e meu trabalho tem sido muito árduo. Não dá para conseguir mais tempo do que o tempo tem. Hoje, as horas andam muito apressadas. Não consigo acompanhar", lamenta o atômico astro, em uma mensagem comovente.

O relojoeiro Arlindo Araújo Horácio, brasileiro, 64 anos, especialista em atômicos, foi o herói quem acertou as horas do Big Ben, com as horas do relógio do próprio pulso: "todo mundo diz que eu sou o mais pontual do mundo. Nunca cheguei atrasado para um compromisso na minha vida. Minha esposa e meus cinco filhos sempre me tomaram como exemplo nisso. Chegar na hora em que o Big Ben parou foi fácil. Além disso, eu uso a mesma marca de relógio que o nosso Pai", diz Horácio, mostrando seu cebolão com orgulho. Chegou pontualmente para consertar o Big Ben, às 22 horas, 7 minutos e 25 segundos, horário de Londres.

O Big Ben
Um close revela os olhos cansados de nosso relógio atômico, depois de muitos anos de trabalho


* O Big Ben não é um relógio atômico. A idéia veio do trocadilho com Big Bang, teoria que explica o início da expansão das partículas do universo. Tampouco é a referência dos outros relógios, isso é feito pelo observatório de Greenwich, que também é uma cidade inglesa.

Safe Creative #0801220392704
Leiam o típico diálogo de Bush.